O SINMEC desenvolve suas atividades de pesquisa, ensino e extensão na UFSC desde 1981, quando dispunha de uma pequena sala com cerca de 30 metros quadrados no Bloco B da Engenharia Mecânica. A extraordinária evolução ocorrida nos sistemas computacionais desde então, permitiu o desenvolvimento de modelos computacionais de grande complexidade e a simulação numérica, cada vez mais realista, dos problemas de engenharia do portfólio do Laboratório. Atualmente, o SINMEC está dividido em duas Unidades Laboratoriais: Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor e Laboratório Multifásico 

A primeira e principal unidade é destinada às atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas à área de Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor Computacional, realizadas por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. Com cerca de 300 metros quadrados, este espaço físico localiza-se no Bloco A de Engenharia Mecânica, e dispõe de salas individuais e para grupos, além de uma grande ala de trabalho que acomoda computadores desktop para os trabalhos de desenvolvimento. Faz parte da infraestrutura deste laboratório, ainda, um Cluster de Alto Desempenho Silicon Graphics, modelo Altix ICE 8200, com 512 Processadores Intel Xeon 2 GHz, 512 GB de memória RAM total, 16 TB de armazenamento bruto, e capacidade de processamento de 5,32 Tflops. Este equipamento visa suportar as pesquisas e permitir a simulação de casos com malhas de dimensões adequadas à complexidade real dos problemas. Também integra o laboratório a Sala de Visualização 3D, composta de um projetor Barco Systems, modelo Galaxy N12, com sistema de automação e todos os acessórios. Este sistema tem por objetivo auxiliar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimentos, principalmente em Reservatórios de Petróleo, facilitando a interpretação de resultados em 3 dimensões e em malhas de grandes dimensões. 

A segunda unidade é destinada à realização de experimentos com escoamentos multifásicos.  O investimento do SINMEC nesta unidade experimental veio da necessidade de obtenção de dados que dessem subsídios para a validação de modelos numéricos implementados e utilizados nas simulações. Localizado no InPetro ( Instituto de Petróleo, Energia e Gás ) , e com cerca de 350 metros quadrados, o laboratório dispõe de modernos equipamentos de medição de escoamentos a laser, como PIV Stereo, PLIF e LDV/PDPA e câmeras de alta velocidade. Esta infraestrutura laboratorial permite o estudo experimental de escoamentos multifásicos através de diversas técnicas de instrumentação, incluindo sofisticadas técnicas óticas (PIV, LDV, PDPA).